terça-feira, 15 de julho de 2014

A Ponte d'água de Magdeburgo


A Ponte d'água de Magdeburgo (Kanalbrücke Magdeburg) é um grande aqueduto navegável localizado na Alemanha. É a maior ponte aquática do mundo. Começa no Rio Elba, conecta-se ao Mittellandkanal a oeste e ao canal Elbe-Havel a leste, permitindo o tráfego de grandes embarcações entre o Reno e Berlim sem necessidade de subir e descer o Rio Elba propriamente dito.


O planejamento do canl data do início do século 20. A construção começou em 1905 mas foi interrompida em 1942 devido à Segunda Guerra Mundial. No pós-guerra, o governo comunista da Alemanha Oriental não se interessou em continuar o projeto, especialmente devido à sua finalidade comercial.


Com a reunificação da Alemanha em 1989, o canal voltou a se tornar uma necessidade e a reconstrução foi retomada em 1997. A conclusão levou 6 anos, ao custo de €501 milhões. A estrutura do aqueduto incorpora 24 mil toneladas de aço e 68 mil metros cúbicos de concreto.


Fontes das fotos: http://www.wsv.de/, http://interestingengineering.com/, http://www.peri.com/de/projekte/projekte/wasserbau/kanalbruecke_elbe.cfm

Nenhum comentário: