sexta-feira, 27 de junho de 2014

A Mesquita Rosa (Irã)

Vista externamente, a mesquita Nasir-ol-Molk, localizada em Shiraz (Irã) se parece como um lugar bastante tradicional de adoração. Mas o seu interior esconde uma profusão estupefaciente de cores.

As fotos abaixo são do fotógrafo japonês Koach, que ficou encantado com a beleza da mesquita à luz da manhã. Diz o fotógrafo: "Você só pode ver a luz através da janela ao amanhecer. A mesquita foi construída para receber a luz da manhã em, se você visitá-la ao meio-dia, será tarde demais. A visão da luz solar através dos vitrais que, em seguida, cai sobre o tapete persa é tão hipnotizante que parece vir de outro mundo. Mesmo que você seja a pessoa menos crente do mundo, você provavelmente sentirá suas mãos naturalmente se unindo em oração quando vir a glória da luz bruxuleante da madrugada entrando através da janela ".

Isso tudo sem mencionar os arcos e nichos complexos soberbamente pintados.

A Nasir-ol-Molk é também conhecida como a "Mesquita Rosa" devido à cor do manto de revestimento interior.

É importante observar que são raras as mesquitas cuja arquitetura inclua janelas, sendo exceções a Masjid al-Aqsa, em Jerusalém, e a Mesquita Azul de Istambul. A raridade desse tipo de arquitetura faz da Nasir-ol-Molk uma obra especialmente valiosa na arquitetura de mesquitas.











Fonte das fotos e informações: http://www.huffingtonpost.fr/2014/03/16/mosquee-rose-iran_n_4975257.html

Nenhum comentário: