sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Museu Guggenheim Bilbao

O Museu Guggenheim Bilbao foi um verdadeiro desafio aos engenheiros e arquitetos. Alguns especialistas duvidavam que o projeto pudesse ser realizado por causa de sua complexidade. Dois grupos de engenheiros, um em Bilbao, Espanha, e outro em Los Angeles, trabalharam em conjunto no projeto, que iniciou em 1992 e só foi concluído em 1997 sob a batuta do do arquiteto americano Frank Gehry.

Museu Guggenheim Bilbao

Esse projeto teve como objetivo revitalizar a cidade de Bilbao, que é hoje uma das mais visitadas da Espanha. O acervo do museu muda constantemente e as obras no geral são do século XX, sendo em sua maioria esculturas e pinturas. Para muitos o prédio em si é mais importante que as obras que ele abriga, a exemplo do Museu de Arte Contemporânea, o MAC, em Niterói.


Museu Guggenheim Bilbao

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Engenhão

O Estádio João Havelange - mais conhecido como Engenhão - foi construído pela prefeitura do Rio de Janeiro, no bairro do Engenho de Dentro, para sediar jogos de futebol e provas de atletismo do Pan-Americano Rio-2007.

engenhão arquitetura radical

Após o término do Pan a diretoria do Botafogo arrendou o Estádio, passando a cuidar dele, explorar suas dependências e mandar os jogos do time de futebol lá.

Sua cobertura, de 35.000 m² de área, recobre todos os assentos, servindo de proteção para chuvas e o sol. O Engenhão também apresenta quatro arcos em sua parte superior, remetendo grande semelhança ao Estádio da Luz, onde foi disputada a final da Eurocopa 2004, em Lisboa, mas cujo projeto é posterior ao do palco carioca.

engenhão arquitetura radical

Ao todo, são cinco níveis de corredores no Estádio Olímpico, sendo o primeiro destinado exclusivamente aos atletas e profissionais ligados aos eventos e os outros quatro, ao público. Na entrada, o espectador encontra à sua disposição 72 bilheterias e 57 roletas eletrônicas distribuidas pelas quatro alas. Internamente, são 60 banheiros e 22 bares, além de uma área de 3.650 m² para exploração de lojas. Dois telões transmitem os eventos ao vivo e mais dois placares eletrônicos computam os resultados dos jogos.

engenhão arquitetura radical

Pela sua excepcional arquitetura o Engenhão foi tema de um programa especial do canal Discovery Channel.

Fontes:

Wikipedia

Diário do Rio

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Casa Exótica no Sul da Inglaterra

arquitetura radical

Essa bonita e exótica casa está localizada em Chiltern Hills, no sul da Inglaterra. A casa foi projetada pelo arquiteto Tim Lewis que tinha que seguir a recomendação do cliente, que queria algo novo e que refletisse os tempos em que vivemos. O resultado foi bem interessante e o cliente ficou satisfeito.

Mas e você? Você viveria numa casa assim? Deixei sua opinião nos comentários!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Arquitetura Radical Verde

prédio verde construção ecológica arquiterura

Isso é o que podemos chamar de arquitetura ecologicamente correta. O prédio em destaque é uma obra projetada pelo arquiteto Emilio Ambasz, localizada na cidade de Fukuoka, Japão.

O verde é uma constante nos projetos de Emilio. O prédio não é apenas fruto de um conceito ecologicamente correto, mas é uma verdadeira obra de arte e um conforto para olhos, alma e mente. Reparem na paisagem ao redor e vejam como o prédio verde é um alívio em meio aos prédios comuns, sem nenhuma preocupação com espaços-verdes.

prédio verde construção ecológica arquiterura

prédio verde construção ecológica arquiterura

Fonte: Blog de Paisagismo